MUNDO DOS NEGÓCIOS: 15 LIÇÕES DA SÉRIE BILLIONS (BILIONÁRIOS)

MUNDO DOS NEGÓCIOS: 15 LIÇÕES DA SÉRIE BILLIONS (BILIONÁRIOS)

Quem é amante do universo das séries e principalmente empreendedor, já viu ou pelo menos já ouviu falar sobre a série Billions. A trama gira em torno do bilionário Bobby Axelrod e sua empresa de investimentos nos Estados Unidos. Esqueça futilidades. É sobre business.
Confesso que eu não a conhecia até meu mentor, também bilionário, me passar a tarefa de assisti-la para debatermos. Me apaixonei. Uma história envolvente, realista, profunda, dinâmica que retrata muitas lições sobre o mundo dos negócios.
O que mais gostei foi o tom verdadeiro utilizado, trazendo personagens humanos, mostrando como as coisas realmente funcionam na prática. O quanto é fundamental entender de pessoas para entender de negócios. Bem, eu trouxe para você 15 lições mais relevantes que Billions ensina:

1 Cerque-se de profissionais que o aconselhe a tomar decisões e agir rapidamente: é isso mesmo. Uma prática comum de pessoas ricas é ter um advisor (conselheiro), pois não sabemos tudo. Mas também é fundamental saber ouvir. Eu sou advisor de empreendedores – um serviço à parte.

2. Dê oportunidades, mas observe as pessoas que trabalham para você: entenda que observar é completamente diferente de desconfiar. O ser humano é uma caixinha de surpresas, tanto boas quanto ruins.

3. Seja altamente seletivo com o seu círculo de convivência: se você acha que a frase de Jhim Ron “você é a média das 5 pessoas com quem mais convive” é ultrapassada, me desculpe, mas você precisa voltar para o fim da fila. Reproduzimos comportamentos que absorvemos. O tempo todo.

4. Lealdade em primeiro lugar: a lealdade é a base principal das relações pessoais, seja profissional ou pessoal. É ela que fomenta os demais valores. Seja leal ao seu time e também saiba reconhecer e valorizar a lealdade dos seus. Mas lembre-se que a ausência de lealdade pode custar caro.

5. Conheça e domine o seu lado sombra: a trama aborda o aspecto sombrio dos personagens principais, algo inerente a qualquer ser humano. E quando você não domina a sua sombra, você pode ser engolido por ela e botar tudo a perder (e perder mesmo).

6. Saiba jogar o jogo do dinheiro: se você deseja ser grande, aprenda com os grandes. Sendo aluna de um bilionário posso dizer: pare de romance ou de ódio mortal. Desenvolva habilidades básicas desse jogo, como estratégia, negociação, gerenciamento de emoções, ousadia, assumir riscos e, principalmente, leitura de situações e leitura do comportamento.

7. Treine a sua mente para antecipar problemas: diante da euforia, temos a tendência de olhar somente para o aspecto positivo, do benefício. Você precisa analisar todos os lados, toso os ângulos, antecipar tudo o que pode dar errado. Antecipar uma situação é uma estratégia inteligente que pode evitar uma série de danos.

8. Bilionários fazem milionários: se em pleno 2019 você ainda possui aquela crença negativa de que pessoas ricas ganham dinheiro extorquindo pessoas, pare por aqui. Bilionários possuem prazer em ajudar pessoas a enriquecerem, pois acreditam que a prosperidade financeira está para todos, promover a felicidade para o próximo. E leia também o item 3.

9. O dinheiro te proporciona muitos confortos, mas não elimina os prazeres simples da vida: sim, uma coisa não anula a outra. Na trama vemos Bobby ir de jatinho particular ao show do Metallica e também comendo frequentemente uma pizza em um restaurante simples há anos. Isso é real, o dinheiro apenas te proporciona fazer escolhas.

10. O foco é sempre na solução, e não no problema: aprenda de uma vez por todas que jamais se resolve uma situação focando no problema. Nunca vi se pagar uma dívida pensando o tempo todo na dívida. Pensamos no problema uma vez e dedicamos o tempo para buscar soluções. Eis a diferença entre quem cai e fica no chão e quem cai e se levanta, entendeu?

11. Invista em pessoas: o seu maior capital é humano. Você produz riqueza através de pessoas. Valorize, ofereça estrutura, incentive, ouça, seja parceiro. As pessoas não trabalham para você e sim com você.

12. Discrição: grandes negociações, conexões, articulações são feitas bem longe dos holofotes. Portanto, se você ainda acredita que as redes sociais mostram ‘tudo’, sinto muito em quebrar sua fantasia infantil. Um salve para o bilionário brasileiro Jorge Paulo Lemann que é uma das pessoas mais discretas desse meio. Não frequenta festas, pouco se sabe da sua vida pessoal, aparece raramente e um belo dia se tornou público sua sociedade com ninguém menos do que Warren Buffet.

13. Não se iluda: é preciso ter os pés no chão. Como falei no item 2 o ser humano é uma caixinha de surpresas, nem sempre boas. Há sim puxada de tapete, traição da confiança, interesses pessoais, máscaras. Mundo real!

14. Você enriquece mantendo o foco no que quer: T. Harv Eker diz algo que concordo, pois passei por isso antes de me modificar radicalmente. Grande parte das pessoas mantêm boa parte do seu tempo focando naquilo que não querem. Sempre existirá fatores de distração, por isso hábitos como treino mental fazem a diferença. Na série Bobby é um exemplo de 100% do foco no que quer.

15. Qualquer pessoa consegue: bilionários não possuem poderes extraterrestres. É fundamental desenvolver e manter o equilíbrio entre todos os aspectos do seu ser: corpo físico, psicológico, espiritual, vibracional. Isso eu ensino na minha mentoria.

Se você já viu a série me conte o que você aprendeu. Se ainda não viu, corre! Já foram 4 temporadas eletrizantes, de tirar o fôlego! Uma trama inteligente que dá uma show de empreendedorismo. Destaque para a atuação fantástica de Damian Lewis como Bobby Axelrod, que já tinha mostrado todo o seu talento em Homeland. E por hora, resta aguardar a quinta e última temporada de Billions que com certeza entra para a lista das melhores produções dos últimos tempos.

Te vejo no topo. Grande abraço!

Cristina Cruz - Mentora
[email protected] | Website | + posts

Idealizadora e CEO do Mulheres Milionárias. Mentora de negócios e carreira. Investidora internacional em três categorias (finanças, negócios, capital humano). Business advisor. Empreendedora nata. Especialista em comportamento humano. Desenvolveu um método que trabalha mindset milionário, empreendedorismo e felicidade simultaneamente. Após superar diversos abusos na infância e adolescência e também a dois atentados contra a sua vida, sua missão e propósito é transformar vidas pelo mundo ensinando que é possível virar o jogo.

Cristina Cruz - Mentora

Idealizadora e CEO do Mulheres Milionárias. Mentora de negócios e carreira. Investidora internacional em três categorias (finanças, negócios, capital humano). Business advisor. Empreendedora nata. Especialista em comportamento humano. Desenvolveu um método que trabalha mindset milionário, empreendedorismo e felicidade simultaneamente. Após superar diversos abusos na infância e adolescência e também a dois atentados contra a sua vida, sua missão e propósito é transformar vidas pelo mundo ensinando que é possível virar o jogo.

Deixe uma resposta

ArabicEnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Instagram
Facebook
Facebook
Twitter
Visit Us