Pegue as rédeas da sua vida e assuma o controle

Pegue as rédeas da sua vida e assuma o controle

Desde o seu nascimento, todo indivíduo recebe informações de acordo com o seu gênero, cultura, valores e educação de seus pais, e também recebe as influências culturais da região em que cresceu. Interessante que toda pessoa cresce seguindo os caminhos considerados “normais” pela sociedade e o mais “adequado” com os princípios familiares.

E mesmo em uma época moderna como agora, diga-se de passagem mais evoluída, a mulher ainda é criada para ser submissa, a princesa, a mais bonita, a boa menina, a boa dona de casa, e que um dia ela vai casar e ter filhos e ser feliz para sempre. Pode até trabalhar fora, mais quem deve manter a casa é o homem.  E ainda sofre uma pressão para casar, e que seja antes dos 30 anos, e não fique para titia. Aliás, esta é a pressão a qual toda mulher mais sofre.

Chegando na fase adulta, as decisões importantes geralmente são tomadas de acordo com o senso comum, seguindo os moldes e roteiros descritos pela sociedade. Percebe-se que ainda existe inúmeras mulheres vivendo contrariadas, seguindo um roteiro de uma vida que não é o mais adequado a ela, deixando seus sonhos e carreira profissional em segundo plano.

Entretanto quando uma   mulher cansa de seguir scripts, ela começa o despertar para uma nova vida, a consciência abre-se para um novo modo de pensar e agir. Neste momento a aprovação familiar não é o mais importante e seguir roteiros para agradar não é mais para ela, e assim, começa a seguir seu próprio caminho. Neste momento, ela passa a perceber que é autora da sua vida, dona de si mesma, e que ninguém terá o direito de impor como ela deve viver.

A mulher dona de si é aquela mulher empoderada, confiante, senhora do seu destino e autora da sua própria história. Ela é aquela que inspira outras mulheres conquistarem seus sonhos, de ir à luta pelos seus objetivos, de pararem de aceitar menos do que elas merecem, que podem e devem  tomar decisões importantes e   decidir o que é  melhor para suas  vidas.

E assim, com despertar da consciência e nesse encontro maravilhoso consigo mesma, a mulher dona de si percebe que quem faz a sua história é ela, através de suas escolhas, e também quando toma decisões que marcam seu caminho.  Ela está no controle, e estar no controle significa: assumir as rédeas da própria vida, isso implica em ter responsabilidade, iniciativa, atitude, coragem, ousadia, determinação, liberdade e também poder.

A partir do momento em que decide ser autora da sua vida, o seu objetivo e o seu foco é no que realmente é importante, e não aceitará ser submissa,  que ditem as regras ou que diga o que é melhor para sua vida.  A mulher dona de si mesma, sabe que suas decisões serão baseadas e tomadas de acordo com a sua vontade pessoal, as decisões alheias serão desconsideradas. E no final das contas o que importa é que ela escreve o seu próprio roteiro.

Portanto, uma mulher dona de si, não nasceu da noite para o dia, não! Ela nasce no dia que parou de se conformar, de ficar calada, de ser agredida, de fazer sem vontade o papel da “boa” menina, “boa” filha, “boa” esposa e etc. Esta mulher encontrou na sua dor, na indignação, no inconformismo   os motivos para confrontarem  “padrões ideais” criados pela sociedade.  Enfrenta diariamente de cabeça erguida, os preconceitos, comentários machistas, o estigma imposto de que é um “sexo frágil”, e mostra a sua competência, profissionalismo e talento. Prova que o lugar dela é em todo lugar.

Afinal ela é quem está no controle, está com as rédeas da sua vida e nada, nem ninguém, pode interferir.

Jhane Mendes
colunista | [email protected] | + posts

Formada em psicologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Sobral Pinto (FAIESP), 2016. Atua  na como Psicóloga clínica e na área de gestão de pessoas. Apaixonada  pelo comportamento humano e suas complexidades. Meu propósito é ajudar  as pessoas, especialmente mulheres a conquistarem  a sua melhor versão, proporcionando autoconhecimento e agregando valor  a suas vidas.

Jhane Mendes

Deixe uma resposta

ArabicEnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Instagram
Facebook
Facebook
Twitter
Visit Us